15 de setembro de 2011

Crônicas de Nárnia - Volume Único

Nárnia, Nárnia, desperte! Ame! Pense! Fale! Que as árvores caminhem! Que os animais falem! Que as águas sejam divinas!
Esse livro reúne as sete estórias a respeito de um mundo mágico: Nárnia.
São 741 páginas que contam as estórias da terra de Nárnia, lugar mágico onde habitam animais comuns, animais falantes, seres humanos advindos de terras longínquas e seres mitológicos. O autor da obra é Clive Staples Lewis, irlandês, nascido em 1898 e amigo de outro escritor conhecido, J. R. R. Tolkien, autor da série O Senhor dos Aneis, cujas divagações a respeito de estórias fantásticas aconteciam, numa espécie de clã chamado Inkilings, em que ambos faziam parte.
Bom, são sete "crônicas" que se organizam cronologicamente em: O Sobrinho do Mago; O Leão, A Feiticeira e O Guarda-roupa; O Cavalo e Seu Menino; Príncipe Caspian; A Viagem do Peregrino da Alvorada; A Cadeira de Prata; A Última Batalha.

9 de setembro de 2011

A Marca





Hoje, voltei ao colégio em que me formei, encontrei a professora de inglês que quer que eu faça estágio em sua sala. Vi as pedagogas que foram super legais comigo, principalmente a professora Márcia que, para muitos, é um terror, mas bem aventurados são aqueles que já assistiram suas aulas.
Encontrei a Graça, que aumentou o preço da fotocópia. Ela disse que as folhas custam caro e que ela queria um aumento, quem não quer um aumento, não é verdade? Claro, não é ela quem decide o valor das fotocópias, mas valeu a brincadeira.
Falei com a cozinheira cujo nome não me lembro, mas que sempre separou os melhores lanches para nós. Raras as vezes em que lanchei lá... mas o que importa era a intenção e o carinho que aquele lanche era preparado.

3 de setembro de 2011

Diários de Motocicleta

Diários de Motocicleta, um filme de Walter Salles, distribuido por Buena Vista.
Anteriormente, um livro, publicado em 1970, em Enches.




O filme é uma adaptação para o cinema do Diário de Che Guevara, escrito durante uma viagem de moto pela América do Sul, pouco antes de se formar em medicina, viagem esta que mudou os rumos de sua vida, tornando-o um revolucionário.
Che Guevara era um jovem estudante de Medicina, que em 1952, decide viajar pela América do Sul com seu amigo Alberto Granado, bioquímico. A viagem é realizada de moto, "A Poderosa", que acaba quebrando após 08 meses. Eles, então, passaram a seguir viagem através de caronas e caminhadas, sempre conhecendo novos lugares. Porém, quando chegam ao Peru, a dupla conhece uma colônia de leprosos e passa a questionar a validade do progresso econômico da região, que privilegia apenas uma pequena parte da população.

Fica a dica para assistir ao filme, que além de engraçado é comovente.

"Todos los días la gente se arregla el cabello, ¿por qué no el corazón?"
Che Guevara

[Mas, quem foi Che Guevara?]