7 de agosto de 2011

Hipocrisia

Aurélio: Hipocrisia sf. 1 Afetação de virtude ou sentimento que não se tem. 2 Fingimento, falsidade.
Cegalla: Hipocrisia sf. 1 Manifestação fingida de virtudes, devocão religiosa e bons sentimentos. 2 falsidade, simulação, impostura.
Um exemplo (ainda) mais simples?
Datas Comemorativas!
Nós, humanos, seres invejosos, arrogantes, ignorantes, sofredores (em decorrência dos itens anteriores), incoerentes... Hipócritas, temos a necessidade de fingir.
Já dizia o Professor: "Mentimos por cortesia, choramos por conveniência e rimos para agradar".
365 dias no ano, algumas vezes 366. Dias que disperdiçamos com brigas, gritos, discussões, falsidade, orgulho, egoísmo.

E dai, vem "o truque na manga", o "plano B" da "felicidade", as datas comemorativas.
Imagine as seguintes situações hipotéticas (que sabemos serem reais):
Filho desobedecendo pai;
filho matando pai;
pai matando filho;
filho roubando o pai;
pai viciando o filho...
Agora imagine o seguinte "slogan"
Meu coroa é o cara;
Meu pai, meu caminho;
Feliz Dia dos Pais;
Nesse Dia dos Pais, toda a Loja com 50% de desconto...
Mas, sabemos o que todos querem dizer:
Compre, compre, compre...
Gaste, gaste, gaste...
É claro, temos os filhos que realmente amam seus pais e vice-versa, mas esses não caem nos truques de marketing, considerando que, ao comprar uma camisa oficial de tal time de futebol, acertou no presente do "véio".
Foi em uma conversa com meu namorado que eu comecei a pensar sobre a Hipocrisia. Agora eu me pergunto, como há pessoas que brincam com a fé de outras só para vender notebook no Natal?
Como há pessoas que colocam valor em sentimentos, só para vender joias?
Mas, o pior é quando me pergunto: como há pessoas que compram notebook no Natal como recompensa para um filho comportado? Como há pessoas que medem o Amor com as prestações de um anél?
Maltratamos nossos pais tantos dias por ano, damos tantas preocupações a eles, tantos desgostos... e acreditamos que dando uma camisa oficial no segundo domingo de Agosto, tudo fica bem. Mas, talvez o que eles realmente queiram seja ouvir o jogo pela rádio, contigo!


Nenhum comentário:

Postar um comentário