7 de agosto de 2011

234 Posições Pós-Modernas

"Para que ter consciência? Para perceber e sofrer? Para perceber, sofrer e calar? Para perceber, sofrer, calar e desistir?"

Esse é o segundo livro da série "Eu era assim". 234 Posições Pós-Modernas é de autoria de Ildo Carbonera, professor da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, doutor em Literatura, pela UFRGS. Além desse livro, ele já publicou outros 12 livros. Ildo Carbonera também é compositor, autor de 20 canções, e cronista do jornal A Gazeta do Iguaçu.
Esse livro foi escrito paralelamente à sua tese de doutorado. Nele, 234 crônicas, impressões, posições, baseadas em fatos do dia a dia do escritor, que encontraram acalento nessas páginas. Cada crônica traz reflexões que deixam o leitor a pensar e pensar a respeito da vida do ser humano e dos valores que cada um possui.
É um livro que não exagera nas colocações, muito bem dosado, dotado de equilíbrio, as crônicas se alternam entre passagens mais sérias e reflexivas e outras mais descontraídas e engraçadas. Além dessas características, o livro é recheado de ironias, que enriquecem e refinam a escrita.

225. Eu lembro muito bem das pessoas que me ensinaram a usar N, I, S; "copiar" e "colar" (só que eu não sei usar o "colar", daí uso o Ctrl v - maisagalo!); notas de rodapé (isso aprendi no doutorado - Obrigado, Fischer!); levar um fragmento para outro lugar (é o "copiar" e o "colar", claro, mas há aquele que aperta o lado esquerdo do mouse e o outro, o do lado direito - aquele sai, sem ficar, este sai e fica, né?); travessão e não hífen (para diálogos ficcionais, usa-se o Alt 0150); Crtl Home, para voltar ao começo, Ctrl End para ir ao fim; aquele artifício para "pular", que está acima do Caps Lock, no meu teclado!, "recuo deslocado" e "recuo da primeira linha", quando se faz uma cagada, fechar e dizer não para o pedido "deseja salvar as alterações" (já perdi um texto de 27 páginas por não saber disso!); colorir uma palavra, uma frase; negritar todo o texto (Ctrl t); Add Attachment Now (Hei, Itamar!); o Ctrl b, para salvar rapidinho... Quando se está escrevendo, brincar de trocar ou deslocar palavras, expressões, frases, fragmentos, parágrafos; "copiar" e "colar" sem copiar e colar de ninguém, está bem?


Essa é a crônica número 225, outras 233 são encontradas no livro. Enfim, essa é uma ótima dica de leitura. Eu indico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário