22 de outubro de 2011

Tipos de Texto vs Gêneros Textuais

Agora um tema bastante confuso e importante para os estudiosos da língua portuguesa. "Tipos de texto". Essa é a definição usada para designar características que um texto pode possuir. Essas características são: descrição, narração, dissertação, argumentação, injunção e exposição. Bom, estes são os principais tipos.
Através deles, definimos um texto como dissertativo, argumentativo, descritivo... Em todo caso, essa forma de classificação ainda é limitada, pois vários gêneros textuais podem ter um caráter descritivo, argumentativo e entre outros. "Gêneros textuais" são definidos pela sua utilização e forma. São gêneros textuais a carta, a bula, o romance. o conto, o poema e etc. Os gêneros possuem finalidades, que podem ser sociais, econômicas, políticas, jurídicas, científicas, entre outros. Há, para cada um deles, uma forma, estrutura, organização a ser seguida. A carta, por exemplo, possui local e data no cabeçalho; logo abaixo, o vocativo; e, no fim, a assinatura.
Portanto, o tipo de texto está relacionado com a sua natureza linguística e o gênero textual é definido pela sua finalidade e estrutura.

#Repost
Há algum tempo no trabalho, fui obrigado a buscar informações sobre um gênero textual que eu não conhecia. Isso me incentivou a criar um novo marcador, destinado para gêneros textuais, que podem ser úteis para muitas pessoas.

Um comentário: